Oi pessoal!
Faz tempo que não apareço por
aqui, não é? Vida de escritor é assim mesmo, muitos compromissos e pouco tempo
para fazer o que precisamos, mas o mais importante é conseguir ser um escritor,
certo? Então está tudo em seu devido lugar.
Hoje estou aqui porque quero
conversar sobre uma coisinha que, na minha opinião, é do interesse de muita
gente que passa por aqui. Quero conversar sobre publicação independente.
Todos os dias diversas pessoas,
autores ou pretendentes a autores, me procuram para saber como funciona. As
dúvidas são sempre as mesmas: vale a pena? É fácil? Como fazer? Paga? E por aí
vai. Então resolvi fazer este artigo contando como é para mim ser um autor
independente, mesmo sendo um autor de editora (risos).
Publicar de maneira independente
é rápido, fácil, não paga e dá super certo. Claro que, assim como em qualquer
outra profissão, ficar parado só observando não vai te levar a lugar nenhum.
Como autor independente você precisa entender que é preciso trabalhar muito. Eu
trabalho como independente com a Amazon. Lá eles possuem toda uma equipe de
divulgação que faz com que o seu livro chegue até o leitor, mas não pode ser só
isso.
Vamos por partes.
Publicar é super fácil. É
necessário apenas que o livro seja seu, cpf, endereço e uma conta bancária para
receber seus direitos autorais. Com o livro pronto, revisado para não fazer
feio, diagramado e a capa, você insere todos os dados e pronto, em pouco tempo
estará disponível para a venda. E agora?
Agora você senta em sua poltrona
e aguarda o momento de receber seu pagamento? Não. Claro que não. Como autor
independente você tem que divulgar o seu livro. Fazer com que as pessoas
queiram conhecer a sua obra. Mas como fazer? Existem várias formas de fazer com
que as pessoas prestem mais atenção em seu livro, principalmente se você ainda
é um autor desconhecido.
Eu sempre conto a história do ovo
da pata e da galinha e pergunto: quem vende mais, a pata ou a galinha? Claro
que todos respondem a galinha. Mas a pergunta certa é por que a galinha? O ovo
da pata é maior, mais nutritivo e custa quase o mesmo que o da galinha, então
por que as pessoas preferem comprar o ovo da galinha e não o da pata?
Simples. A galinha grita quando
põe seus ovos e a pata não. Entendeu? Ficar sentado aguardando que um dia
alguém descubra o seu livro e ele vire uma febre mundial é sonhar demais, não
acha?
Então o mais correto a fazer é
todos os dias dedicar uma parte do seu tempo para fazer o marketing do seu
produto. Vou contar a minha fórmula.
Participo de muitos grupos
destinados a leitura no facebook, e
muitos que não possuem esta finalidade, mas que de alguma forma corresponde ao
meu público, então duas vezes por semana faço um post que seja estimulante, chamativo ou interessante, e coloco em
todos estes grupos.
Também criei uma fanpage para cada livro meu e sempre
posto partes do livro nelas, para estimular a curiosidade. Além disso tenho
dois grupos destinados aos meus trabalhos, onde posso interagir mais
diretamente com meus leitores e assim tirar dúvidas, orientar na hora da compra
e conversar bastante, porque o leitor quer te conhecer melhor, saber a sua
história... É legal ciar posts
divertidos, com o nome do livro ou dos personagens e pedir para compartilhar.
Vira uma espécie de marketing viral.
Outra forma de divulgação é o
twitter. Pelo menos uma vez na semana eu coloco o link dos meus livros na
Amazon, ou de uma matéria sobre os livros ou apenas estimulando a compra mesmo.
E para finalizar, uso meu blog
para falar sempre sobre os meus trabalhos. Dá para colocar fotos, criar textos
que despertem o interesse do leitor, colocar os links para compra e interagir
com meus leitores.
Claro que sempre vale contar aos
quatro ventos sobre o seu livro. A propaganda “boca a boca” é a mais eficiente,
não é? Então fazer posts indicando a
sua boa colocação nas vendas, ou quando seu livro estiver na lista da Veja ou
até mesmo de algum comentário legal que algum leitor fez, é super válido.
O restante é ficar feliz com o
resultado que dá para acompanhar em tempo real através dos relatórios que a
Amazon disponibiliza em seu site para o autor, o que dá um gás a mais na
vontade de divulgar.
Bom... É isso.
Até a próxima!
Eu sou Tatiana Amaral, autora de
Função CEO – A Descoberta do Prazer, Segredos, Traições, e Casei. E Agora? – As
aventuras do meu descasamento. Todos em destaque de vendas na Amazon.
www.tatiana-amaral.blogspot.com.br
2 comentários:
Adoreiii a explicação, Tati. bjossss
Tatiana, curti muito seu post.Dá para rolar uma parte II , não? rsrs
Um grande abraço!
Postar um comentário