Como divulgar sendo autor independente.

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Oi pessoal!

Faz tempo que não apareço por aqui, não é? Vida de escritor é assim mesmo, muitos compromissos e pouco tempo para fazer o que precisamos, mas o mais importante é conseguir ser um escritor, certo? Então está tudo em seu devido lugar.

Hoje estou aqui porque quero conversar sobre uma coisinha que, na minha opinião, é do interesse de muita gente que passa por aqui. Quero conversar sobre publicação independente.

Todos os dias diversas pessoas, autores ou pretendentes a autores, me procuram para saber como funciona. As dúvidas são sempre as mesmas: vale a pena? É fácil? Como fazer? Paga? E por aí vai. Então resolvi fazer este artigo contando como é para mim ser um autor independente, mesmo sendo um autor de editora (risos).

Publicar de maneira independente é rápido, fácil, não paga e dá super certo. Claro que, assim como em qualquer outra profissão, ficar parado só observando não vai te levar a lugar nenhum. Como autor independente você precisa entender que é preciso trabalhar muito. Eu trabalho como independente com a Amazon. Lá eles possuem toda uma equipe de divulgação que faz com que o seu livro chegue até o leitor, mas não pode ser só isso.

Vamos por partes.

Publicar é super fácil. É necessário apenas que o livro seja seu, cpf, endereço e uma conta bancária para receber seus direitos autorais. Com o livro pronto, revisado para não fazer feio, diagramado e a capa, você insere todos os dados e pronto, em pouco tempo estará disponível para a venda. E agora?

Agora você senta em sua poltrona e aguarda o momento de receber seu pagamento? Não. Claro que não. Como autor independente você tem que divulgar o seu livro. Fazer com que as pessoas queiram conhecer a sua obra. Mas como fazer? Existem várias formas de fazer com que as pessoas prestem mais atenção em seu livro, principalmente se você ainda é um autor desconhecido.

Eu sempre conto a história do ovo da pata e da galinha e pergunto: quem vende mais, a pata ou a galinha? Claro que todos respondem a galinha. Mas a pergunta certa é por que a galinha? O ovo da pata é maior, mais nutritivo e custa quase o mesmo que o da galinha, então por que as pessoas preferem comprar o ovo da galinha e não o da pata?

Simples. A galinha grita quando põe seus ovos e a pata não. Entendeu? Ficar sentado aguardando que um dia alguém descubra o seu livro e ele vire uma febre mundial é sonhar demais, não acha?

Então o mais correto a fazer é todos os dias dedicar uma parte do seu tempo para fazer o marketing do seu produto. Vou contar a minha fórmula.

Participo de muitos grupos destinados a leitura no facebook, e muitos que não possuem esta finalidade, mas que de alguma forma corresponde ao meu público, então duas vezes por semana faço um post que seja estimulante, chamativo ou interessante, e coloco em todos estes grupos.

Também criei uma fanpage para cada livro meu e sempre posto partes do livro nelas, para estimular a curiosidade. Além disso tenho dois grupos destinados aos meus trabalhos, onde posso interagir mais diretamente com meus leitores e assim tirar dúvidas, orientar na hora da compra e conversar bastante, porque o leitor quer te conhecer melhor, saber a sua história... É legal ciar posts divertidos, com o nome do livro ou dos personagens e pedir para compartilhar. Vira uma espécie de marketing viral.

Outra forma de divulgação é o twitter. Pelo menos uma vez na semana eu coloco o link dos meus livros na Amazon, ou de uma matéria sobre os livros ou apenas estimulando a compra mesmo.

E para finalizar, uso meu blog para falar sempre sobre os meus trabalhos. Dá para colocar fotos, criar textos que despertem o interesse do leitor, colocar os links para compra e interagir com meus leitores.

Claro que sempre vale contar aos quatro ventos sobre o seu livro. A propaganda “boca a boca” é a mais eficiente, não é? Então fazer posts indicando a sua boa colocação nas vendas, ou quando seu livro estiver na lista da Veja ou até mesmo de algum comentário legal que algum leitor fez, é super válido.

O restante é ficar feliz com o resultado que dá para acompanhar em tempo real através dos relatórios que a Amazon disponibiliza em seu site para o autor, o que dá um gás a mais na vontade de divulgar.

Bom... É isso.

Até a próxima!

Eu sou Tatiana Amaral, autora de Função CEO – A Descoberta do Prazer, Segredos, Traições, e Casei. E Agora? – As aventuras do meu descasamento. Todos em destaque de vendas na Amazon.


www.tatiana-amaral.blogspot.com.br

2 comentários:

Fernanda mendonça disse...

Adoreiii a explicação, Tati. bjossss

dayana araujo disse...

Tatiana, curti muito seu post.Dá para rolar uma parte II , não? rsrs

Um grande abraço!

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